Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza Curso de Análise de Material Arqueológico
Unemat realiza Curso de Análise de Material Arqueológico
03/09/2003 10:50:29
por Coordenadoria de Comunicação Social

Professores e alunos da Universidade do Estado de Mato

Grosso, Unemat, participaram no período de 18 a 29 de agosto, no campus de Cáceres, dos Cursos de Análise de Material Osteológico Humano e de Dentes Humanos, das peças arqueológicas encontradas na planície alagada da região de Cáceres, município situado a 220 Km de Cuiabá.

Integrantes da segunda e da terceira etapa do projeto Cefama, os cursos têm como objetivo a capacitação e formação dos segmentos docente e discente dos cursos de Biologia, Enfermagem, Geografia e História, para o trabalho de análise de materiais arqueológicos de acervos já existentes do Núcleo de Assuntos Indígenas, NAI, da Universidade. Estes foram coletados em escavações realizadas, entre o período de 1999 a 2002, na região de Cáceres.

Ministrados pela professora Nanci Vieira de Oliveira, doutora em

História pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, e coordenadora do Laboratório de Antropologia Biológica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, os cursos são relacionados a Antropologia Biológica e foram permeados por discussões sobre os marcadores culturais e de saúde que podem ser observados a partir de esqueletos e dentes.

Promovido pelo NAI , os cursos foram organizados em dois momentos, entre os dias 18 a 22 de agosto com abordagem para Análises do Material Osteológico Humano e durante o período 25 a 29 voltado para Análise de Dentes Humanos.

Resultados

De acordo com Nanci Vieira de Oliveira, esses dois cursos serviram de motivação para o realização de etapas que incluem experiências

práticas com os materiais arqueológicos. Outro resultado alcançado com o Cefama foi a oportunidade da elaboração de propostas de desenvolvimentos de projetos integrados e interdisciplinar. “São somente por meio de cursos para pessoas de diferentes áreas que se começa a demonstrar o que é a Arqueologia . Nesse diálogo com as outras áreas do conhecimento, o contexto arqueológico se torna muito mais rico”

Ela complementa ,” com isso se produz todo um discursos que cria uma linguagem interdisciplinar mais fácil de ser assimilado pela comunidade, pensando assim, na Educação Patrimonial , que é a proposta do NAI”.

Composto por quatro cursos, o Cefama é uma parceria entre NAI, Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, PRPPG e de Extensão e Cultura, Proec, Campus Universitário de Cáceres, e os Institutos de Ciências Sociais Aplicadas, ICSA, e Ciências Naturais e Tecnológicas, ICNT, por meio dos Departamentos de História, Geografia, Enfermagem e Ciências Biológicas.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada